A dedicação dos grandes do jornalismo atual à ocultação de notícias politicamente indesejáveis não é um capricho de momento, uma frescura, uma leviandade: é um compromisso sério, profundo, inflexível. É uma missão de vida. ( 1 )

A qualidade de um debate depende, no mínimo, de que os participantes tenham a posse em comum do rol de conhecimentos requeridos para a compreensão do assunto e um senso equivalente da força probante dos argumentos de parte a parte. Hoje, no Brasil, essa condição quase nunca se cumpre. ( 2 )

Pois bem, há 12 anos há provas cabais de que Lula e seu partido têm um acordo exatamente nesses termos com a maior organização terrorista e narcotraficante da América Latina. Há 12 anos o Foro de São Paulo publica atas em que o PT e as Farc se articulam com outras organizações legais e ilegais numa “unidade de ação” continental entre a política e o crime, com vantagens mútuas nos dois campos. ( 3 )

As Farc são, ao mesmo tempo e inseparavelmente, uma organização política, militar e criminosa: partido, exército e máfia. Dedicam-se com o mesmo empenho à difusão do comunismo, à guerrilha (com seu imprescindível complemento terrorista) e ao narcotráfico. Essas três divisões funcionam de modo articulado e convergente para a mesma finalidade: a extensão do processo revolucionário colombiano a todo o continente. ( 4 )

O Brasil é o maior mercado latino-americano para as drogas da Colômbia, obtidas em troca de armas. Através de seus agentes locais as Farc têm conseguido exercer um domínio inconteste não somente sobre esse mercado como também sobre amplos setores da polícia e da administração pública. Associadas à principal quadrilha de traficantes locais, elas são a fonte essencial das drogas consumidas no Brasil e a origem da maior ameaça organizada que hoje pesa sobre a segurança nacional. ( 4 )

O Foro é a coordenação do movimento comunista no continente. Os recursos com que conta para a implementação de suas decisões são praticamente ilimitados e provêm substancialmente do narcotráfico e dos sequestros. ( 5 )

O guerrilheiro Tomás Medina Caracas, conhecido como "Negro Acacio", responsável pelo negócio das drogas dentro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), foi morto a tiros pelo Exército colombiano em Caquetá.. (6)

Foi sócio do traficante Fernandinho Beira-Mar, detido em 19 de abril de 2001 nas selvas de Guainía e entregue à Justiça brasileira, onde foi condenado a 30 anos de prisão. ( 6 )

"Negro Acacio" era considerado o cérebro da gestão dos recursos obtidos pelas Farc com o tráfico de cocaína com destino à cúpula do grupo e à compra de armas. ( 6 )

Medina Caracas se reunia há seis anos com Fernandinho Beira-Mar nas selvas colombianas de Vichada, limite com o Brasil e a Venezuela, para conduzir grandes negócios de cocaína em troca de fuzis e munição. (6)

Em bilhete apreendido pela PF, Fernandinho Beira-mar revela relação com as Farc. ( 7 )

Em um bilhete divulgado pelo jornal O Dia, o traficante revelou planos de retomar comércio de armas com a Nigéria. Ele também admitiu que trocou drogas com traficantes nigerianos por 108 fuzis para abastecer as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia): ( 7 )

"Assim que a gente tiver caixa [dinheiro] vamos montar uma empresa nossa no Suriname e outra no Paraguai. Para a gente trazer tudo lá de fora a preço de custo. Como eu fazia para levar as armas para a guerrilha [Farc]. (...) Para comprar 108 armas na Nigéria (...) eu mandei a mercadoria no navio. Para cada quilo de pó [cocaína] eu pegava 4 bico [fuzil]", diz trecho de carta apreendida pela PF. ( 7 )

Partidos de esquerda da Europa e da América Latina foram financiados com dinheiro do narcotráfico, denunciou a jornalista espanhola Cristina Seguí. A conclusão veio depois de se debruçar sobre o caso envolvendo a prisão de Hugo Carvajal, na Espanha, ex-chefe de Inteligência da ditadura socialista da Venezuela. Detido no mês passado, o aliado de Nicolás Maduro estava foragido desde 2019, além de figurar na lista dos mais procurados pelos Estados Unidos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. ( 8 )

A Justiça espanhola determinou a extradição aos Estados Unidos do general venezuelano chavista Hugo Armando Carvajal, detido em Madri e considerado o fugitivo mais procurado por tráfico de drogas pelos americanos, após negar a sua solicitação de asilo na Espanha. A Audiência Nacional decidiu nesta quarta-feira (20) que Carvajal ficará à disposição da Unidade de Cooperação Policial Internacional, que deverá concretizar a entrega aos EUA. ( 9 )

A determinação da corte espanhola vem na mesma semana em que o site Ok Diario revelou que o ex-chefe da inteligência militar venezuelana informou à Justiça da Espanha que os governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro fizeram pagamentos ilegais a partidos e políticos de esquerda no país europeu e na América Latina, entre eles os ex-presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Argentina, Néstor Kirchner, e da Bolívia, Evo Morales. ( 9 )

Em uma carta enviada ao juiz espanhol Manuel García-Castellón, à qual o Ok Diario teve acesso, Carvajal informou que o governo da Venezuela financiou o partido de esquerda Podemos, da Espanha, desde sua criação, em 2014, até pelo menos julho de 2017. A legenda espanhola também teria recebido pagamentos de Cuba. ( 9 )

Na carta, Carvajal apontou: “Enquanto era diretor da inteligência militar e contra-espionagem na Venezuela, recebi um grande número de relatórios indicando que esse financiamento internacional estava ocorrendo. Exemplos específicos são: Néstor Kirchner, na Argentina; Evo Morales, na Bolívia; Lula da Silva, no Brasil; Fernando Lugo, no Paraguai; Ollanta Humala, no Peru; (Manuel) Zelaya, em Honduras; Gustavo Petro, na Colômbia; o Movimento Cinco Estrelas, na Itália; e o Podemos, na Espanha. Todos eles foram relatados como destinatários de dinheiro enviado pelo governo venezuelano”. ( 9 )

O general, que rompeu com Maduro em 2019, informou ao juiz que esse esquema de financiamento ilegal a movimentos políticos de esquerda teria funcionado durante “pelo menos 15 anos”. ( 9 )

 

1 - https://bit.ly/3F5owrF

2 - https://bit.ly/3CUhgOC

3 - https://bit.ly/3EQCLAs

4 - https://bit.ly/3CSFUyP

5 - https://bit.ly/3qa5Imy

6 - https://glo.bo/3mR4dYk

7 - https://bit.ly/31pe4wj

8 - https://bit.ly/3mQRLYW

9 - https://bit.ly/3o6iL63

 

PUBLICADO EM PBM - 06/11/2021

https://perspectivasbrasilmundo.wordpress.com/?fbclid=IwAR1Hy2IJ10SwVGPlMc9JGwJZRFyhQsgjIeGu6JHv9nz3yDn4XyjRJrLHX_c