A China cresceu e se tornou a “fábrica do mundo” ao longo dos últimos 40 anos. Isso começou com o ex-presidente Deng Xiaoping ordenando uma reforma econômica no final dos anos 1970 e introduzindo o conceito de um mercado livre na China pela primeira vez.

De repente, uma mistura de regulamentações estaduais flexíveis e acesso à maior e mais jovem força de trabalho do mundo tornou a China o lugar perfeito para terceirizar a manufatura. As taxas de mão-de-obra baratas e o acesso próximo às populações de consumidores em rápido crescimento no Sudeste Asiático tornaram a China um dos centros de negócios mais lucrativos do mundo. Em 2011 ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior fabricante do mundo.

Ao longo desses quarenta anos, o mundo ao redor da China também passou por uma enorme transformação digital. Os eletrônicos de consumo proliferaram em casas e locais de trabalho com papel e canetas substituídos por telefones, tablets e computadores.

Por meio de um planejamento rápido, a China foi capaz de adaptar rapidamente suas capacidades de fabricação e desenvolver indústrias especializadas, como eletrônica e fabricação de PCBs. Cidades inteiras como Shenzhen foram construídas com o único propósito de permitir a fabricação mais rápida de eletrônicos de consumo.

Esse ponto de maturação na curva de crescimento exponencial da China, entretanto, levou a algumas circunstâncias imprevistas. O preço e a velocidade com que a China era capaz de produzir bens começaram a diminuir à medida que a população do país crescia e sua presença no cenário global chamava a atenção em torno das regulamentações ambientais e salariais. A especialização elevou as taxas de mão-de-obra, resultando na taxa média de mão-de-obra por hora da manufatura se fixando em cerca de US $ 6,50 por hora, quase 20% acima dos anos anteriores .

Para as empresas americanas modernas, o risco da cadeia de suprimentos está em primeiro lugar. As empresas estão diversificando suas cadeias de suprimentos para mitigar os riscos cada vez mais cedo em seus ciclos de produção, não deixando o risco de serem apanhadas de mãos vazias para a próxima pandemia global.

Forbes – 18/09/2020

The Exodus Of Chinese Manufacturing: Shutting Down ‘The World’s Factory.

https://bit.ly/3vbiWA1

PBM - https://perspectivasbrasilmundo.wordpress.com/2021/10/15/o-exodo-da-manufatura-chinesa-fechando-a-fabrica-do-mundo/